Produtores rurais de Barretos e região participaram de palestra de orientação da Operação Corta-Fogo, no dia 24, no recinto Paulo de Lima Correa, numa iniciativa do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande e várias instituições do setor.
Representantes da Polícia Ambiental e da Defesa Civil destacaram a importância do trabalho conjunto visando prevenir incêndios em propriedades.
A palestra foi ministrada pelo 1° tenente PM Robson Alessandro Barboza, que pertence ao 2º Pelotão da Polícia Ambiental.
Na oportunidade, o militar, orientou os produtores rurais sobre o tema “Como evitar multas ambientais”.
Esteve presente na reunião a bióloga e coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia, onde a mesma destacou os grandes incêndios que vem ocrrendo em nossa região.
A Operação Corta Fogo está dividida em quatros programas integrados e complementares:
Prevenção: tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo.
Controle: atua para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do fogo na Queima Controlada, bem como a emissão de licenças e autorizações.
Monitoramento: promove o acompanhamento dos focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subsídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo.
Combate: conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndios florestais; treinar brigadas municipais e das Unidades de Conservação.