A Polícia Militar foi acionada na tarde de sábado, em uma agência do Santander, na avenida 17 em frente a praça Francisco Barreto, onde funcionários encontraram um equipamento instalado por criminosos em um dos caixas eletrônicos.
O mecanismo provido de CPU, leitora de cartão, baterias, sinal de Wi-Fi e roteador independente acessados remotamente, teria sido implantado por estelionatários para acesso as senhas e contas dos clientes.
Um funcionário informou que pela manhã foi alertado por telefone a respeito de uma avaria em um terminal de autoatendimento.
Ele ao checar percebeu que o terminal estava aberto, aparentando um ato de vandalismo, uma vez que o monitor estava na parte interna do mecanismo.
Foi solicitado o comparecimento da equipe de manutenção, porém, por volta das 13h15, ao retornar na agência para verificar a execução dos trabalhos técnicos da equipe, foi informado que não havia nenhuma anormalidade aparente.
Ele estranhou e ao examinar minunciosamente o monitor do terminal de atendimento avariado que havia sido recolocado de forma desconhecida, percebeu que apesar de ser idêntico aos demais instalados nos outros terminais, tratava-se de um equipamento alheio ao acervo do banco.
O delegado Rodrigo Souza Ferreira determinou o registro da ocorrência de estelionato e dano.
“É um equipamento utilizado para roubar dados dos clientes do banco, esse objeto utilizado na prática delitiva vai ser apreendido, e encaminhado para a perícia, para verificar quem são os autores do crime” disse o delegado Rodrigo Souza Ferreira.
O Diario de Barretos