Colômbia recebeu noventa produtores de pitaya durante os dias 18 e 19 de agosto, em que os produtores receberam muitas informações desde cultivo, manejo, enxertia, polinização, comercialização e processamento, com foco no crescimento do mercado. É nesse cenário que aconteceu o Primeiro Simpósio da Pitaya.
O simpósio foi realizado na Câmara Municipal de Colômbia e no CCI, sendo organizado por Nilson Fernandes e Silmara Reis em parceria com a Prefeitura Municipal de Colômbia, através do Departamento de Promoção Social/CRAS.
PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE
O projeto viabiliza o escoamento da produção, o novo conceito de comercialização e o futuro, que equilibra a competitividade, valorizando o trabalho no campo, isentando os custos do consumidor nas mesas de negociação (redes comprando direto dos produtores). Com este sistema, os agricultores valorizam seus produtos, com preço justo e o consumidor pagando menos, pois o processo de modernização comercial é um caminho sem volta, onde as mudanças que quebram uma cadeia de oportunistas que encarecem os alimentos nas gôndolas.
O simpósio contou com a participação também de produtores de diversas regiões do Brasil e estrangeiros da Bolívia, Colômbia e Japão.
PALESTRANTES
Mateus Astun Cirino (ESALQ-USP), Professor Antonio Baldo Graldo Martins – Toninho (UNESP), Dr. Oscar Guardiano (Ecofam), Nilson Freitas e Nilson Fernandes - (Plataforma Cnafam), Abraão Ramalho - (Técnico Agrícola), Katia Graceli (Produtora de pitaya), Mirian Cristina Marreti (IFSP) e Adriana - (SEBRAE).