As urnas eletrônicas que serão usadas em Barretos e Colômbia começaram a ser lacradas pela Justiça Eleitoral. A cerimônia de auditoria que deu início ao procedimento teve a participação do juiz Luciano de Oliveira Silva, do promotor Renato Flávio Marcão, delegado seccional Edson Guilhem, imprensa e funcionários do cartório eleitoral. O trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos para garantir a segurança da votação em 7 de outubro. Estão cadastradas 266 urnas nos dois municípios e 40 para uso em caso de emergência.
De acordo com o juiz, o TSE exige que cerimônia de lacração seja pública para atestar a lisura das eleições. “A urna é totalmente off line não tem dispositivos de internet que possam influenciar o resultado ou transmissão de dados. É um processo transparente e que comprova a segurança dos equipamentos” , afirmou. Em caso de segundo turno, as urnas serão novamente lacradas. Desde ontem, o Cartório Eleitoral está sob a vigília de um policial militar encarregado da segurança das urnas eletrônicas. A lacração de todas as unidades deve durar cerca de uma semana. Os equipamentos serão encaminhados aos locais de votação no dia 6 de outubro, véspera da eleição em 1º turno.
BIOMETRIA: Na eleição deste ano, a biometria ainda não será exigida nos municípios de Barretos e Colômbia. Segundo a chefe do cartório, Alessandra Tamarozi, o eleitor poderá votar com tranquiliade levando documento de identificação com foto ou título de eleitor.