Polícia Ambiental apreende draga no Rio Grande

Os dois detidos foram apresentados na Polícia Federal de Ribeirão Preto

Por Portal Notícias Colômbia SP em 01/02/2019 às 23:07:00 - Atualizado há
Os dois detidos foram apresentados na Polícia Federal de Ribeirão Preto - Foto:

Os dois detidos foram apresentados na Polícia Federal de Ribeirão Preto - Foto:

A Polícia Ambiental de Barretos localizou uma draga com duas pessoas fazendo a extração de cascalho no fundo do rio em busca de diamantes. O caso aconteceu na tarde do dia 30 de janeiro, no Rio Grande, em área pertencente ao município de Colômbia. Os dois suspeitos informaram que foram contratados mediante comissão pra retirar o minério, revelando que o proprietário de todos os equipamentos seria um morador de Frutal-MG, de quem não souberam informar nome e endereço.

A polícia localizou ainda uma rede de pesca de 20 metros, duas varas com molinetes acoplados e quatro quilos peixes nativos, das espécies curimba e mandi, que alegaram ser para seu consumo.

De acordo com o sargento Casagrande, da Polícia Ambiental, os dois detidos foram apresentados na Polícia Federal de Ribeirão Preto, por se tratar de um rio pertencente à União, o que caracteriza crime federal. O delegado ratificou a prisão e eles permaneceram presos aguardando o processo. Os dois vão responder pelos crimes de pesca e lavra, conforme os artigos 34 e 55 da Lei 9605/98. Também foram autuados em R$ 780,00 cada pelo ato de pesca.

A Polícia Ambiental esclarece que a captura de peixes nativos durante o período de piracema é proibida e, com relação ao crime pela lavra ilegal, isso compete à Cetesb. Para desenvolver essa atividade, os suspeitos deveriam ter autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral, que foi transformado em 2019 na ANM-Agência Nacional da Mineração.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)