O cadastramento biométrico em Colômbia chegou a 30,06% e corresponde a 1.808 dos 6.015 eleitores. O número é considerado baixo e a Justiça Eleitoral alerta para que procurem o cartório o quanto antes. Quem não estiver devidamente cadastrado estará impossibilitado de votar nas eleições municipais de 2020.
Outra sanção é o cancelamento automático do documento. O prazo para o cadastramento prossegue até 19 de dezembro, mas existe a previsão de filas. “Faço um apelo para que a população compareça o quanto antes e não deixe para última hora para ser atendida com rapidez e conforto”, disse a chefe do cartório, Alessandra Tamarozi.
Segundo ela, o cidadão deverá apresentar documento de identificação, comprovante de residência e o título se ainda possuir. “A biometria é importante para aumentar a lisura do processo eleitoral que nada mais é do que a coleta das digitais. É um projeto grandioso e por isso esperamos a adesão”, disse.
A população colombiense pode fazer o seu cadastramento no sistema biométrico em um posto montado em frente à Delegacia de Polícia Civil.
O atendimento está sendo realizado das 9 horas até às 12 horas ou das 13 horas até às 17 horas.