Uma quadrilha que fez catorze refĂ©ns por seis horas entre a noite do domingo, 26 e a madrugada de segunda-feira, 27, obrigou as vĂtimas a carregar o caminhão da propriedade com itens roubados na fazenda produtora de laranja. Os suspeitos ainda não foram identificados e a PolĂcia Civil suspeita que os criminosos sejam de Minas Gerais.
O crime aconteceu por volta das 20h00 e terminou durante a madrugada de segunda-feira. As vĂtimas, entre elas familiares e funcionĂĄrios, estavam em quatro residĂȘncias da fazenda e foram concentradas pelo grupo invasor no almoxarifado.
De acordo com o boletim de ocorrĂȘncia, no mĂnimo cinco pessoas fizeram parte da ação, mas um dos refĂ©ns, que prefere não ser identificado, acredita no envolvimento de mais comparsas, que estariam ajudando a vigiar o movimento externo da fazenda.
Enquanto as mulheres e as crianças ficaram presas no almoxarifado, os homens foram obrigados a carregar o caminhão da fazenda com itens retirados das casas. AlĂ©m de mantimentos e defensivos agrĂcolas, foram levados trĂȘs veĂculos, entre eles um caminhão.
Segundo a vĂtima, os assaltantes estavam armados e ameaçaram matar os refĂ©ns durante a ação. ???Sorte nossa que ninguĂ©m se aproximou, porque eles falaram que, se tivesse alguma polĂcia ou qualquer coisa que se aproximasse, era os refĂ©ns que eles iam atingir, que não teria nada com polĂcia, era a gente que eles iriam matar e depois fugir. Nós ficamos rezando para não chegar ninguĂ©m???, conta a vĂtima.
Depois que os criminosos fugiram com os equipamentos da propriedade, houve problemas de logĂstica na empresa, o que impediu que em torno de quatrocentas pessoas de Planura-MG e Colômbia trabalhassem normalmente.
Segundo o delegado Marcos Eduardo Marques, que investiga o caso, nenhum suspeito foi identificado. "A polĂcia estĂĄ fazendo alguns rastreamentos e cruzamento de dados para ver se consegue identificar alguĂ©m", afirma o delegado.
Ele ainda afirmou acreditar que esse assalto tenha sido realizado por uma quadrilha de Minas Gerais. ???As placas dos veĂculos não passaram pelos radares do estado de São Paulo. Como Colômbia estĂĄ na divisa do estado de Minas Gerais, pode ser alguma quadrilha de Minas que estĂĄ atuando no estado de São Paulo???, diz.
O veĂculo Fiat Uno modelo Vivace, prata, com placas de Matão-SP, de propriedade da fazenda, chegou a ser localizado na tarde da segunda-feira, na fazenda Colômbia Ăgua Fria. Um morador do assentamento viu o carro parado no local e acionou a PolĂcia Militar, que fez a recuperação sem nenhum dano, porĂ©m o veĂculo estava sem o estepe e a chave de ignição.