A juĂza eleitoral Fernanda Vazquez fez um novo alerta sobre a importância da biometria e reforçou a necessidade de o eleitor ficar atento sobre o prazo para o cadastramento. Quem não fizer a identificação obrigatória terĂĄ o tĂtulo de eleitor cancelado após 19 de dezembro, data final estipulada pela Justiça Eleitoral. ???As consequĂȘncias de um não cadastramento serão sentidas na eleição municipal de 2020, em que todos querem exercer o direito de voto???, disse a magistrada.
Em Colômbia, atĂ© o dia 27 de junho, 48,74% dos eleitores haviam coletado as informações, o que representa 2.887 dos 5.923 eleitores aptos. ????? importante essa advertĂȘncia e a convocação dos eleitores para fazer o cadastramento e para que possam exercer o direito de cidadania atravĂ©s do voto???, ponderou. A juĂza tambĂ©m orientou que, ao realizar o cadastramento biomĂ©trico, o eleitor poderĂĄ obter futuramente o documento nacional de identificação (DNI), que englobarĂĄ, a princĂpio, o RG, CPF e tĂtulo de eleitor.
SAN????ES
Quem tiver o tĂtulo cancelado sofrerĂĄ consequĂȘncias previstas no artigo 7Âș do Código Eleitoral. Dentre elas, não se inscrever em concurso pĂșblico, ser nomeado ou tomar posse; receber salĂĄrio no segundo mĂȘs subsequente ao da eleição (no caso de servidor e/ ou empregado pĂșblico); participar de concorrĂȘncia pĂșblica de qualquer ente da Federação; obter emprĂ©stimos em bancos; renovar matrĂcula em estabelecimento de ensino oficial; praticar qualquer ato para o qual se exija a quitação do serviço militar ou imposto de renda. ???Se o tĂtulo for cancelado, automaticamente o CPF ficarĂĄ bloqueado enquanto o eleitor não regularizar a situação eleitoral???, alertou a juĂza.
POUPATEMPO
De 1Âș a 31 de julho a unidade do Poupatempo terĂĄ atendimento especial para cadastramento biomĂ©trico. Os interessados podem fazer o agendamento no site do TRE (www.tre-sp.jus.br) ou ir diretamente na unidade anexa ao North Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
INFORMA????ES
Os documentos necessĂĄrios para a biometria são: comprovante de endereço, documento de identificação e tĂtulo de eleitor (se tiver). O próximo plantão da Justiça Eleitoral estĂĄ programado para o dia 13 de julho (sĂĄbado). ???O cadastramento Ă© algo simples e, a partir de então, para votar serĂĄ desnecessĂĄrio o tĂtulo fĂsico???, acrescentou.