No dia 21 de setembro foi dada continuidade nas rodadas de entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar. Desta vez, Simoni Castro e Roberta Shimomura falaram sobre suas propostas. As candidatas Jhennyfer Ferreira e Sueli Baltazar, que estavam designadas para o dia não compareceram por motivos pessoais.
Simoni Castro, que é atualmente conselheira e busca seu segundo mandato, citou a responsabilidade dos pais como prevenção a futuras ocorrências. ???Muitos dos pais, mas não todos, acham que o Conselho Tutelar é babá, mas não é bem assim. Eles têm os deveres, mas nem sempre eles estão a par ali, junto ao seu filho. Muitas vezes querem cobrar da gente como Conselho, para atuar em uma responsabilidade que é dos próprios pais.???
Ainda se tratando de família, a candidata comentou a respeito da falta de convívio familiar hoje em dia nos lares e a liberdade que muitos pais dão aos filhos, que pode ser excessiva em certos casos, o que acaba atrapalhando o trabalho de um professor ou monitor na escola, tirando os deveres que eles têm que cumprir na escola.
Ela também sinalizou que o trabalho do conselheiro tutelar é sigiloso e não pode ser divulgado, contrariando as constantes críticas da população, de que o conselho tutelar ???não faz nada???.
A segunda candidata, Roberta Shimomura, que está há quase quatro anos no Conselho Tutelar e lá desempenha o cargo de presidente, foi perguntada sobre as dificuldades de ser conselheira tutelar e comentou sobre vários problemas. ???Talvez pelo Sistema de Saúde ou na Educação, a gente faz um pedido e não é atendido. Na Saúde, com pedidos de psicólogos e exames que a gente tenta e não consegue. O maior problema nesses quatro anos são os pais. A maioria deles acha que a escola e o conselho tutelar estão ali para dar educação. Mas não é. Nós estamos aqui para ajudar nos problemas que vieram a ter, mas a responsabilidade é deles. Muitos deles não aceitam esse tipo de realidade.???
Ela diz que se identificou muito com o conselho depois que trabalhou no local como secretária, daí resolveu se candidatar na última eleição, acabou eleita e gostou do serviço. Para esse ano, quer se reeleger para dar continuidade em seu trabalho, de maneira séria e correta.
Os quatro últimos candidatos, Ana Cristina Tasoi, Gustavo Felipe, Nayra Byanca e Bruna Rocha serão entrevistados no dia 28.
A eleição ocorrerá no dia 6 de outubro, a partir das 8h00 da manhã e irá até as 13h00 na escola Bruno Antônio Prado. O Conselho Tutelar tem quinze candidatos e o voto é facultativo ao cidadão.
Leandro Masalska/PortalNC