No último sábado, 28, aconteceu a última rodada de entrevistas com os candidatos ao Conselho Tutelar. Estiveram presentes Ana Tasoi Leite e Gustavo Felipe. Nayra Rodrigues e Bruna Rocha não compareceram. Ana Tasoi Leite, que já trabalhou no Conselho por sete anos em dois mandatos, volta a se candidatar e destaca sua experiência. Ela falou sobre a falta de empatia e conhecimento que a comunidade tem a respeito do órgão, assunto também debatido pelos candidatos entrevistadores anteriormente.
A candidata também evidenciou a importância de se trabalhar junto a outros órgãos e superintendências do município, para que o trabalho seja mais bem executado e ocorra de maneira eficiente.
O segundo entrevistado foi Gustavo Felipe, de 22 anos, que está pela primeira vez concorrendo ao cargo. Gustavo, que é técnico em Serviço Jurídico formado pelo Centro Paula Souza, em Barretos, mais conhecido como Etec e estudante de Direto, cita como seu diferencial seu curso e os conhecimentos que tem das leis, principalmente do ECA.
Em seu TCC ele pôde estudar e pesquisar as atribuições que o Conselho Tutelar deve ter e as que ele não tem obrigação de cumprir, como por exemplo, levar crianças e adolescentes a médicos ou psicólogos. Segundo o ECA, isso é dever dos pais e não dos conselheiros. A mesma coisa acontece com a fiscalização de festas, assunto que não é de direito do conselho realizar e sim da polícia.
Gustavo contou que tinha intenção de se candidatar ao Conselho muito tempo atrás, desde os seus 19 anos, mas que, devido ao requisito para a candidatura ser de ter no mínimo 21 anos, não foi possível na época e, sendo assim, sua candidatura se realizou somente agora.
A eleição irá ocorrer no dia 6 de outubro, na escola ???Bruno Antônio Prado???, das 8h00 até as 13h00.
Leandro Masalska/Portal NC