A Prefeitura Municipal de Barretos, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o segundo caso suspeito de coronavírus.
Segundo o secretario de saúde, Alexander Stafy, no período da manhã desta quinta-feira, 27, uma medica, de 43 anos, apresentou sinais e sintomas da doença. Ela teve contato direto com outra pessoa sintomática, um parente, procedente do Japão, há menos de 10 dias.
No período da tarde, outra mulher, de 28 anos, também apresentou os sintomas do coronavírus, que passou pelo setor de pronto atendimento da Santa Casa. Ela informou que manteve contato com um amigo, que veio da Itália.
No inicio da noite o secretario de municipal saúde publicou um vídeo, informando que todos os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo cumpridos. Ele explicou ainda que todos os médicos e funcionários da saúde já foram orientados sobre o vírus e orientou a população a procurar os postos de saúde, em casos suspeitos.
"?? preciso deixar claro à população que o paciente só é enquadrado num possível caso de coronavírus se apresentar os seguintes sintomas: febre, dor de garganta, tosse seca, coriza, falta de ar, diarreia e juntamente a isso estar vinculado a três outros fatores - ter tido contado com algum paciente positivo de coronavírus - que não é o caso de nenhuma delas; ter viajado para áreas com casos confirmados, que não é o caso e ter tido contato com pessoas que vieram de áreas que tiveram vários casos confirmados. A primeira paciente teve o contato com paciente que veio do Japão e a segunda com uma amiga que veio da Itália. Por isso, apresentando todos estes sintomas e vinculadas a isso foram notificadas como possíveis casos de coronavírus", explicou.
O secretário afirmou que toda a rede municipal está articulada para o atendimento dos possíveis casos da doença ou suspeitas.