O prefeito Endrigo Bertin desmentiu a informação de que o comércio colombiense está autorizado a funcionar. A notícia teve repercussão nas redes sociais e obrigou o chefe do Executivo a emitir nota oficial. "A autorização de abertura do comércio é prerrogativa do estado e da Presidência da República e não do município", disse.
Um link com a imagem do G1 tomou conta dos grupos de WhatsApp, dizendo que o prefeito Endrigo, seguindo orientações do presidente, havia determinado a volta das aulas e a abertura total do comercio. O link também foi usado com nomes de outras cidades e prefeitos.
Segundo ele, os prefeitos seguirão a determinação do estado para manter a quarentena, que segue até o dia 7 de abril. "Entendo a situação difícil, de perda de renda e fechamento de postos de trabalho. ?? uma situação complicada que afeta muito toda a população. No entanto, a Prefeitura não tem poder de revogar um ato do governo de estado e autorizar a abertura do comércio", explicou.
Por outro lado, o prefeito informou que vem tomando medidas para evitar a proliferação do vírus na cidade, resguardando seus servidores com mais de 60 anos e pertencentes aos grupos de risco.
Até o momento, Colômbia ainda não tem nenhum caso suspeito e em isolamento com sintomas da doença.