Os moradores de Colômbia terão de usar máscaras de proteção quando forem a estabelecimentos considerados de serviço essencial e que estão abertos durante a quarentena na cidade. Também será necessário o uso da proteção nos prédios públicos e transporte coletivo. A determinação foi publicada em decreto municipal como mais uma medida de prevenção ao coronavírus. O decreto estende a quarentena seguindo ordens do Estado até o dia 10 de maio.
A determinação abrange todos os serviços considerados essenciais e que estão em funcionamento na cidade, como supermercados, casas lotéricas, farmácias, bancos, entre outros. A orientação é que cada cidadão utilize a própria máscara. Essa nova medida entrará em vigor na próxima segunda-feira, dia 4 de maio.
As denúncias poderão ser feitas pelo serviço de WhatsApp (17) 98835-4501 e serão direcionadas para o Fiscal de Posturas e Vigilância Sanitária. Os estabelecimentos que descumprirem o decreto estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, como auto de infração, multa que varia de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 ou, ainda, lacração do estabelecimento.
Segundo o decreto, os estabelecimentos que comercializam roupas, calçados ou similares, poderão funcionar na modalidade delivery.
Foi autorizado ao comércio que trabalha com crediário colocar um caixa exclusivo para pagamento e recebimento desses créditos, de forma organizada e com todas as medidas de higienização previstas.
As medidas de outros decretos publicados anteriormente continuam em vigor, com apenas algumas alterações que estão contidas neste decreto atual.
DECRETO MUNICIPAL N°.1941 (CLIQUE AQUI)