O governo de São Paulo anunciou a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado de São Paulo a partir do dia 7. A medida contra o coronavírus vale para todas as pessoas que estiverem nas ruas. A fiscalização é de responsabilidade da prefeitura.
Em Colômbia, o uso de mascaras já havia sido estabelecido a partir do último dia 4 para quem vai entrar em algum estabelecimento comercial, prédio público, para quem trabalha em indústrias e que usa transporte coletivo.
O decreto do estado torna obrigatório por tempo indeterminado o uso de máscaras em todo o estado de São Paulo, por todos os cidadãos que estiverem caminhando, ou se dirigindo a qualquer local no estado de São Paulo.
Entretanto, não foram detalhadas possíveis punições. As medidas buscam conter o avanço do coronavírus e a recomendação é pelo uso de máscaras caseiras.
O decreto não se aplica a ocupantes de carros particulares.
FAKE NEWS
Após o anúncio do uso obrigatório de máscaras em vias e espaços públicos de todo o estado começaram a circular nas redes sociais postagens afirmando que motoristas sem o equipamento de proteção seriam multados por fiscais de trânsito. Consultado, o governo estadual esclarece que se trata de fake news.
A gestão de João Doria, inclusive, divulgou um comunicado desmentindo a informação: "?? falso que Detran e Polícia Militar vão multar motorista que dirigirem sem máscara. Não há punição nesses casos nem regulamentação do Contran-Conselho Nacional de Trânsito nesse sentido".