A Prefeitura Municipal de Colômbia emitiu uma nota explicativa direcionada aos servidores públicos, informando sobre o rompimento do convênio com a empresa AustaClinicas. Segundo a Prefeitura, por se tratar de plano coletivo, houve situações em que não era possível o desconto da mensalidade no pagamento de funcionários afastados ou de licença, o que levava a empresa a bloquear o atendimento de todos usuários até a regularização, o que causava grandes transtornos.
A Administração reiterou o fato de que nunca atrasou os pagamentos ao plano de saúde e nunca deixou de repassar os valores, mas que, as quitações dos servidores afastados somente eram realizados após desconto na folha, o que gerava o bloqueio pela operadora. A fim de não causar prejuízos aos servidores, a Prefeitura conseguiu manter o convênio a preços acessíveis e credenciou também a operadora São Francisco, para fornecer o plano de saúde aos servidores municipais.
Agora o servidor público poderá optar por um dos dois planos, que são o Austa ou São Francisco, recebendo em sua casa o boleto para pagamento de forma individualizada, evitando os fatos que ocorriam anteriormente. A Prefeitura encerrará os descontos em folha a partir do dia 31 de maio, de modo que a migração ou continuidade do plano deverá ser definida pelo funcionário. Para maiores informações sobre valores, vigência, carência e cobertura, o servidor deve entrar em contato com os consultores de vendas de cada plano, que se encontram atendendo nos setores públicos durante toda a semana.