A Prefeitura de Colômbia lançou na tarde da segunda-feira, 1°, o novo decreto com flexibilização para alguns tipos de comércio, com um plano de retomada do desenvolvimento econômico e seguindo orientações do governo do Estado de São Paulo.
O comércio poderá abrir com algumas normativas e restrições que serão repassadas pelos agentes da Vigilância Sanitária e Fiscal de Posturas do município.
???O estado foi dividido em zonas de risco, são cinco fases que ajudarão na identificação da situação dessas zonas. Estamos no plano 3 da cor amarelo, que é o plano de reabertura criado pelo governo do estado. Ou seja, esse é o plano da flexibilização abaixo dos 60%. Ele permite a abertura de alguns estabelecimentos???, disse o prefeito Endrigo Bertin.
De acordo com o decreto e com o plano de reabertura do estado, alguns comerciantes e lojistas poderão desenvolver regularmente suas atividades, observada a taxa de ocupação do estabelecimento e seguindo medidas gerais de proteção e de segurança. As medidas que serão adotadas por cada comércio consta em decreto. O atendimento ao público dos setores da administração também serão retomados.
Parte do comércio já estava flexibilizado no município.
???Não sei se esse é o momento ideal. Mas temos que caminhar conforme o governador manda. Estamos nessa fase, mas as pessoas precisam continuar se prevenindo e tendo consciência de seguir os cuidados que vão ser passados, pois podemos voltar com as medidas anteriores de fechamento desses estabelecimentos???, disse o prefeito.
A vigilância do município criou um plano de escala para plantões para a noite, feriados e finais de semana para fazer a fiscalização dos estabelecimentos que não cumprirem o decreto.
???Não somos autônomos, podemos decidir em flexibilizar dentro desse plano da fase 3 do governo. Caso essas ordens forem descumpridas, a cidade poderá ter o decreto municipal cassado???, explicou o secretário de saúde da cidade, Adileu Storti.
A quarentena em todo o estado de São Paulo e o uso de mascaras nas ruas, comércios, transporte coletivo e prédios públicos continuam.
???O comerciante assinara um termo e será orientado, caso descumpra poderá ser punido e o comercio fechado. Alguns comércios como bares e restaurante não tem como do cidadão comer de máscara, mas os funcionários deverão estar utilizando. Ao assinar o termo p comerciante se comprometerá em cumprir todas as normas e protocolos sanitários previstos no decreto e do plano em que Colômbia se encontra???, ressalta o secretário.
O município ainda aguarda a deliberação sobre a realização de cultos e eventos religiosos, a locação de imóveis, além de casas para festas e eventos com público.
DECRETO MUNICIPAL Nº.1945 (CLIQUE AQUI)