O secretĂĄrio de SaĂșde de Colômbia, Adileu Storti, divulgou nessa semana, um vĂdeo noticiando a confirmação do primeiro óbito por Covid-19.
De acordo com Adileu, os nĂșmeros de casos confirmados da nova doença estão cresceram bastante na Ășltima semana. A cidade estĂĄ na fase Laranja do Plano SP de flexibilização.
???Lamentavelmente vejo um grande nĂșmero de moradores que não acreditam que os cuidados bĂĄsicos que divulgamos insistentemente e principalmente o isolamento social e a interrupção de viagens serão capazes de conter o avanço do coronavĂrus???, explicou.
O óbito se trata de uma paciente com comorbidades que transitou por outros municĂpios e ao retornar para Colômbia apresentou alguns sintomas. Segundo a secretaria, foi feito o acolhimento e a paciente foi encaminhada para o serviço de referĂȘncia em Barretos.
???Lamentavelmente perdemos uma vida, diante dessa circunstância, diante dos inĂșmeros casos que vem testando positivo ultimamente em nossa cidade, eu conclamo a população que fique em casa, que evitem aglomerações, que mantenham a distância entre pessoas, que não façam festinhas em casa, que não façam festinhas em ranchos, que não se aglomere em bares e restaurantes, que não comemore aniversĂĄrios e qualquer outra data possĂvel, que saia de casa em extrema necessidade e quando sair que saia de mascarĂĄ???, disse o secretĂĄrio.
De acordo com o Ășltimo boletim divulgado pela pasta nesta sexta-feira, 04, a cidade conta hoje com 198 casos notificados, 162 descartados, 19 confirmados, 18 aguardando resultado, dois pacientes na UTI, sete curados, oito em isolamento, nenhum óbito suspeito e o óbito confirmado.