A Ponte Gumercindo Penteado, sobre o Rio Grande, que fica na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, passou por manutenção feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura-DNIT.
Alguns reparos também foram feitos pelo mesmo órgão, que é responsável pela ponte no ano passado, após uma Ação Civil Pública de Reparos e Manutenção, impetrada pelo Ministério Público e acatada pela Justiça Federal de Barretos.
???Teria que fazer uma obra, mas o DNIT informou que não teria recursos para fazer a reforma total e foi feito um paliativo, com limpeza, reforma do guard-rail e tapa buraco na malha asfáltica???, afirmou Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia.
Neste mês de julho, o DNIT voltou a realizar reparos na ponte, deixando o local em condições para o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres.
A ponte possui 630 metros de cumprimento e faz a ligação do município de Colômbia-SP e Planura-MG e foi concluída em 1954.
???Até que saia uma reforma do leito carroçável, o DNIT tem um termo de compromisso de manter a ponte sempre limpa e organizada, para que todos possam passar em segurança???, explicou.