As urnas eletrônicas que serão usadas em Barretos e Colômbia na eleição municipal começaram a ser preparadas pela Justiça Eleitoral. A cerimônia de auditoria que deu inĂcio ao procedimento teve a participação da juĂza eleitoral Fernanda Vazquez, do promotor Walter de Souza Vicentini Vilela, imprensa e funcionĂĄrios do cartório.
O trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos para garantir a segurança da votação em 15 de novembro. Estão cadastradas 240 seções eleitorais em Barretos e 14 em Colômbia. De acordo com a juĂza, a cerimônia Ă© pĂșblica para atestar a lisura das eleições. "Hoje fizemos a auditoria, as urnas estão prontas e mostramos publicamente inclusive para a imprensa a lisura e segurança do sistema de votação", disse.
Durante a auditoria, todas as possibilidades de voto dos 8 candidatos a prefeito foram testadas pela imprensa e funcionĂĄrios do cartório. "Mostramos a zerĂ©sima onde nenhum candidato tinha voto, fizemos testes com o nĂșmero real dos candidatos e isso reforma a idoneidade do sistema da Justiça Eleitoral de nosso paĂs", declarou.
O promotor Walter de Souza Vicentini Vilela ressaltou que essa Ă© mais uma etapa importante do processo eleitoral. "Tudo foi mostrado para que as pessoas tenham certeza da lisura do processo e ausĂȘncia de fraude", declarou. Toda a cerimônia de preparação de urnas seguiu os protocolos de prevenção ao coronavĂrus. As urnas serão protegidas pela PolĂcia Militar.
ORDEM DE VOTA????O
A chefe do Cartório, Alessandra Tamarozi, alerta os eleitores para a ordem de votação. O primeiro voto serĂĄ para vereador e o segundo para prefeito. "A inovação deste ano Ă© que vai aparecer a palavra vereador com os dĂgitos e depois a palavra prefeito. Importante que levem os nĂșmeros anotados e verifiquem antes a seção", comentou.
Segundo Alessandra, nesta eleição algumas urnas foram inutilizadas e, por isso, alguns eleitores foram redistribuĂdos. "O local de votação continua o mesmo, mas algumas escolas tiveram essa redistribuição", informou.