O município de Colômbia não elegeu nenhuma vereadora nas eleições deste ano e, portanto, não haverá nenhuma mulher ocupando vaga na Câmara Municipal a partir de 2021. Nas duas últimas legislaturas foram eleitas duas mulheres.
No dia 15 de novembro os eleitores de Colômbia optaram por completar as nove cadeiras da Câmara Municipal com apenas homens. Quatro vereadores foram reeleitos e cinco novos foram eleitos. Três dos novos eleitos já foram vereadores anteriormente.
As cidades de Barretos, Guaíra e Jaborandi, também não elegeram nenhuma mulher e ficaram sem a representatividade feminina no Legislativo.
O levantamento foi feito com base nos dados finais de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A lei eleitoral brasileira exige uma cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos. Se uma legenda tem dez candidatos a vereador, pelo menos três devem ser mulheres.
A lista indica que os partidos que mais conquistaram cadeiras na Câmara de Colômbia foram PTB, Republicanos e PSD, com dois vereadores eleitos cada, seguidos por PODE, PSDB e Solidariedade, com um representante cada. Fernando Mister (PTB) recebeu o maior número de votos, com 255.
Veja quais são todos os vereadores eleitos: