As chuvas das últimas semanas estão elevando o volume dos rios e córregos do Noroeste Paulista e Triângulo Mineiro. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico-ONS, o nível da hidrelétrica de Marimbondo é de 21,73% de seu volume útil. A atualização foi feita pelo ONS, na terça-feira, 19.
O volume melhorou razoavelmente comparado com o nível do final de 2020, mas de acordo com a bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, ainda é muito baixo. Na época, o Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou que o volume útil estava em 3,80%.
???Devido estarmos em período das chuvas, esse aumento ainda é muito pouco, pois teríamos que estar pelo menos com 50% e, em abril, as chuvas já se encerram. Ao menos que provavelmente chova mais, mas ainda é muito preocupante???, explicou a bióloga.
A situação em novembro de 2020 era de calamidade. A hidrelétrica de Marimbondo sofria com a escassez de água. Os níveis dos rios estavam baixos demais para suprir o necessário.
A bacia do Rio Grande possui onze hidrelétricas e compreende os reservatórios de M.Moraes, Furnas, Marimbondo e Água Vermelha, que está com 25,29% do subsistema.
???Estamos no final desse reservatório, que abrange oito municípios, que é Barretos, Colômbia, Guaíra, Planura, Icem, Altair, Fronteira e Guaraci???, disse Maria Inácia.