Após a região administrativa da qual Colômbia faz parte ser rebaixada para a Fase Um, de cor vermelha e de maior restrição, a Prefeitura de Colômbia, seguindo determinações do Governo do Estado, intensificou a fiscalização no município, prevenindo festas clandestinas, reuniões familiares ou qualquer ação que promova aglomeração.
De acordo com as determinações publicadas em decreto municipal, bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias, poderão funcionar de domingo a domingo, entre as 6h00 às 20h00, tendo ocupação máxima de 40% da capacidade, tendo apenas seis pessoas por mesa e distância de dois metros entre as mesas. Após as 20h00, poderão continuar funcionando no sistema delivery até as 23h00, sem comercialização de bebidas alcoólicas.
O novo decreto proíbe aglomerações em ruas e avenidas e também proíbe nos estabelecimentos a fila de espera e filas em caixa para pagamento. Segundo a prefeitura, a fiscalização poderá acionar a Polícia Militar para dissipar ou orientar os munícipes que insistirem em se manter aglomerados.
Durante uma transmissão ao vivo, o prefeito Júlio Cesar dos Santos, destacou que ranchos serão proibidos de serem alugados. Os lava-jato, salões de beleza, manicures e barbearias funcionarão com horário agendado e com atendimento individual. O decreto fala ainda que reuniões religiosas em igrejas devem ter suas atividades limitadas a 40% da capacidade total, com horário máximo de término até ás 20h00.
O prefeito interditou o acesso à Orla Municipal e o descumprimento do decreto poderá sujeitar a multa no valor de R$1.000,00 a R$5.000,00 ou fechamento do estabelecimento.
???Nós todos almejamos o fim da pandemia e a volta de nossa rotina normal. Mas ainda não é o momento. E por essa razão, devemos nos resguardar em nome do amor que temos pela nossa vida e da vida daquele que amamos, Colômbia é uma cidade interiorana, acolhedora e de muita fé. E através da fé do povo colombiense, vamos sair dessa???, ressaltou o prefeito.
A partir deste dia 26 de fevereiro até dia 16 de março, será proibida a circulação de pessoas em todas as cidades do estado de São Paulo, das 23h00 até as 5h00. A medida anunciada na quarta-feira, 24, pelo Governo do Estado, também deverá ser seguida no município de Colômbia.
????? bom esclarecer bem. Trabalhadores que precisam transitar neste horário estão liberados totalmente a cumprirem seus horários de serviço, dentro das 23h00 às 5h00 da manhã. Também em caso de urgência ou emergência, a população também poderá transitar normalmente, como se dirigir até um hospital, caso aconteça algo extremo. As medidas são bem claras, que é somente para evitar festas clandestinas, reuniões familiares e outras ocasiões fora do contexto necessário para argumentar o trânsito no horário proibido???, esclareceu Júlio Cesar dos Santos.