Um avião monomotor agrĂcola que estava pulverizando uma lavoura de cana com 1.500 litros de defensivos caiu próximo do aeroporto de Planura após perder força na tarde de quinta-feira, 1Âș. A aeronave, que apresentou falha mecânica em voo, pegou fogo após a queda, mas o piloto não ficou ferido e conseguiu sair antes da explosão.
O incidente ocorreu na cabeceira da pista de pouso, no momento em que o piloto pousava o avião PT-WQY. Ao sair da pista, a aeronave colidiu com uma ĂĄrvore.
Informações, não confirmadas são de que ele estaria utilizando o aeroporto para reabastecer o veneno para pulverização. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente AeronĂĄuticos (Seripa) foi notificado.
O piloto contou que havia decolado com a aeronave na pista de pouso de Planura e, logo após a decolagem a aeronave apresentou falha mecânica, com perda de força do motor. Com a pane, ele fez o retorno para pouso de emergĂȘncia, mas, quando faltavam aproximadamente vinte metros para chegar ao inĂcio da pista, a aeronave chocou-se com a parte inferior no solo e passou transversalmente do inĂcio da pista, vindo a bater a cauda em uma ĂĄrvore de porte mĂ©dio ali existente, onde ficou a parte traseira da aeronave.
Segundo ele, após o choque na ĂĄrvore, o avião ainda deslizou por aproximadamente quarenta metros, onde parou e iniciou um incĂȘndio. O piloto saiu e logo as chamas se alastraram, causando grande destruição na aeronave. Foi acionado o apoio de caminhões-pipa para apagar o incĂȘndio.