Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar encontrou duas plantações de maconha em Terra Roxa, e apreendeu várias plantas da droga que pesaram um total de 19 kg e 440g. Uma das operações ocorreu, inclusive com apoio do Canil da PM de Barretos, por volta das 11h30 de terça-feira (30) no bairro Nossa Senhora Aparecida. Policiais realizaram diligências tentando encontrar eventual droga enterrada e usada no tráfico, numa área onde recentemente aconteceu a prisão de um suspeito. Em um primeiro momento não houve êxito, porém, partindo daquele local em um outro ponto às margens de um riacho, as equipes encontraram um ponto de cultivo e processamento de maconha que estava abandonado.
No lugar havia um tanque artificial com água, caixa de papelão servindo como secadora para a droga, vários pés de maconha que pesaram 6kg e 570g, adubo, terra orgânica, tambores, objetos relacionados ao tráfico de drogas e 15 embrulhos transparentes contendo maconha. A denúncia era de que o local pertencia a um líder do tráfico da região do bairro Nossa Senhora Aparecida. Na quarta – feira (31), os policiais deram seqüência na operação visando a localização da plantação de maconha responsável pelo fornecimento de matéria – prima para a unidade de processamento do entorpecente encontrada na terça-feira. As equipes conseguiram chegar numa mata em uma propriedade rural.
Segundo informações, no meio da mata as equipes encontraram uma clareira cercada com arame farpado e dentro, aproximadamente 69 pés de maconha que pesaram 12kg e 870g e uma cobertura contendo diversos objetos. Foram encontradas cadeiras, peças em isopor para acomodarem mudas, dois pares de caneleiras, botinas, mochilas, cordas, galões, caixas, copos, sacos contendo dois quilos de um pó aparentando ser fungicidas, ferramentas, pólvora e outros objetos. A informação era de que o responsável pelo local seria o líder do tráfico no bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo informações, alguns dos pés de maconha tinham sido arrancados e provavelmente estavam sendo preparados para serem levados ao local de processamento. Os materiais apreendidos nas duas operações foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Terra Roxa.
PLANTAÇÃO
Havia 70 pés de maconha, que pesaram 13 quilos. Na segunda plantação, os pés de maconha pesaram 5,8 quilos. E também vários objetos para o cultivo da droga.
Além de insumos para o plantio da maconha e também um local preparado para o processamento da drogas desde o plantio, cultivo e secagem até que fosse distribuída em um bairro conhecido na cidade e também em municípios vizinhos.
O local pode ser notado que os indivíduos estão tentando se aperfeiçoar cada vez mais onde até um pequeno tanque de água escavado manualmente foi localizado.
Ainda nas buscas em outros pontos que foram alvos de denúncia a equipe do Canil conseguiu localizar em meio à mata invólucros contendo maconha e sementes.