As urnas eletrônicas que serão usadas em Barretos e Colômbia começaram a ser lacradas pela Justiça Eleitoral neste dia 24 de setembro. A cerimônia que deu início ao procedimento teve a participação do juiz Luciano de Oliveira Silva, da promotora Adriana Nogueira Franco, imprensa e funcionários do cartório eleitoral. O trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos para garantir a segurança da votação em 2 de outubro. De acordo com o juiz, o TSE exige que cerimônia de lacração seja pública para atestar a lisura das eleições. “A urna é totalmente off line não tem dispositivos de internet que possa influenciar e cada uma é autônoma e programada para funcionar no dia da eleição com a emissão de documento que mostra que não se tem voto na urna”, comentou. O magistrado informou que a eleição tem exigido muito trabalho da Justiça Eleitoral.
“Estamos analisando todas as ações propostas então temos as partes jurídica, a administrativa e a eletrônica que devem estar em ordem para que a eleição ocorra normalmente”, avaliou. No dia da eleição, a juíza Fernanda Vazquez atuará como auxiliar bem como o promotor José Ademir Campos Borges. “São muitas atribuições e decisões a serem tomadas e para não sobrecarregar teremos esses apoios que são de importante valia”, comentou o dr. Luciano.
MP:A promotora eleitoral, Adriana Nogueira Franco, informou que no dia 2 de outubro haverá plantão da Justiça Eleitoral no cartório e fórum. “Além disso, vamos percorrer as seções de Barretos e Colômbia e estamos com todas as atenções voltadas para esse dia”, enfatizou.
NOVIDADE: Neste ano, os boletins de urna terão o “QR Code”, código de barras que pode ser escaneado por celulares que têm câmera fotográfica. Dessa forma, é possível acompanhar a contagem de votos diretamente pelos boletins que ficarão disponíveis na sede central do Rio das Pedras. A lacração das urnas deve ser finalizada em três dias e é coordenada pelo colaborador Hermes Reinaldo Lucas. No total, são 242 urnas em Barretos com 15 de reserva e 17 em Colômbia e 3 para reserva.
EQUIPE: A chefe do cartório da 21ª Zona Eleitoral, Alessandra Tamarozi, informou que entre mesários e apoiadores 1.500 pessoas deverão auxiliar no pleito em Barretos e Colômbia. “As urnas ficarão sob vigília da Polícia Militar e serão transportadas para os locais de votação no dia 1º de outubro a partir das 7 horas”, disse.