A auditoria das 273 urnas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições gerais deste ano de 2022 em Barretos e Colômbia foi realizada no Cartório Eleitoral de Barretos na quinta-feira, 22. A cerimônia de auditoria demonstrou o funcionamento dos equipamentos, cadastro de candidatos e lacres que garantem a segurança da votação. Todo o processo foi acompanhado pelo juiz eleitoral Carlos Fakiani Macatti e promotor responsĂĄvel pelo pleito Wilson Rogério de Souza.
Representantes de partidos polĂticos também participaram do processo de carregamento das mĂdias e lacração das urnas. Na cerimônia eles puderam simular votações, conferir a inserção de todos os candidatos nas urnas, conferir a impressão da "zerésima" e entender um pouco mais sobre todo o processo, desde a coleta até a totalização dos votos.
O evento também foi acompanhado pela presidente da OAB –Barretos, Arany Maria Scarpellini Priolli L"apiccirella. A advogada lembrou que o processo serviu para que todas as dĂșvidas fosse dirimidas, levando clareza ao processo eleitoral.
"Pudemos hoje participar de uma cerimônia totalmente democrĂĄtica e verificarmos que as urnas eletrônicas são altamente confiĂĄveis", opinou.
Serão 256 urnas em Barretos e 17 utilizadas pelos eleitores de Colômbia. Os equipamentos foram lacrados por lacres produzidos pela Casa da Moeda e assinados pelo juiz eleitoral.