As comportas da Usina Hidrelétrica de Marimbondo foram abertas na manhã desta sexta-feira, 13. Com as fortes chuvas que atingiram a região, o volume dos reservatórios subiram de forma considerável, sendo necessário o controle do volume.
Segundo a bióloga e responsável pela Defesa Civil de Colômbia Maria Inácia Macedo Freitas, a abertura foi autorizada para todo o sistema de hidrelétricas do Rio Grande para controlar o nível.
"A primeira a ser aberta foi a da Usina Hidrelétrica de Marimbondo entre Icém e Fronteira. O rio Grande em toda sua extensão possui 11 hidrelétricas e todas terão suas comportas abertas em coordenados de baixo para cima devido ao volume de água, que está armazenado por conta das fortes chuvas que atingem a região", disse.
Conforme relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que monitora o nível dos reservatórios dessas usinas, o nível de Marimbondo que abrange Barretos, Colômbia, Guaíra, Planura, Icem, Altair, Fronteira e Guaraci é de 74,33%. Os dados foram atualizados no site oficial na quinta-feira, 12.
As comportas da Usina Hidrelétrica de Porto Colômbia, com reservatório na área do Clube Náutico, foram abertas no dia 9 de janeiro.