Ponte entre Colômbia e Planura pode ser interditada por conta do nível do Rio Grande

DNIT monitora o local e pode fazer o bloqueio para evitar incidentes.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 25/01/2023 às 16:39:56 - Atualizado há
: Ponte entre Colômbia e Planura pode ser interditada por conta do nível do Rio Grande.

: Ponte entre Colômbia e Planura pode ser interditada por conta do nível do Rio Grande.

A bióloga e coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas, afirmou nesta quarta-feira, 25, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT poderá interditar a ponte Gumercindo Penteado entre Colômbia e Planura. Segundo foi divulgado, será necessário a interdição caso o nível do rio aumente cerca de mais um metro.

"Temos que mobilizar ou a ponte Gumercindo Penteado será interditada pela cheia do rio Grande. Se eles verem que está colocando em risco os usuários da via, vão interditar. Caso isso ocorra, teremos que percorrer uma distância maior, de aproximadamente 80 quilômetros, para cruzar os estados. As más condições da via já começa apresentar rachaduras", disse.

Uma empresa especializada em supervisão e apoio à fiscalização contratada pelo DNIT, emitiu um laudo assinado por engenheiro apontando danos na estrutura e risco em uma possível cheia máxima onde os níveis das águas, atinja as vigas superiores ou ultrapasse toda estrutura.

O relatório apontou ainda preocupação com a quantidade de entulhos e vegetação que encostou na viga superior e nos pilares, já que pressiona a estrutura.

"É revoltante, nós ficamos indignados, já caiu rolamento, ela está sofrendo, com essa quantidade de água e mato grudado nela. Todo ano acontece isso. A ponte foi inaugurada em 1954 e, então, essa estrutura está comprometida e chegou a hora do DNIT tomar providência e fazer uma recuperação e Furnas, manter o nível abaixo de um metro da ponte", finalizou a coordenadora do órgão.

A fiscalização alertou o órgão da situação, devido à previsão de chuvas para região, para os próximos dias, o que obrigaria a Usina de Porto Colômbia a abrir o vertedouro, aumentando o nível de água no reservatório, que resta apenas 1,03 m para que o nível chegue a estrutura superior.

Conforme consta no laudo, caso este nível chegue em seu ponto máximo a orientação é de interdição total, para segurança dos usuários da BR-364.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)