A coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Freitas, informou ontem que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT homologou no último dia 10, a licitação para as obras de restauração e conservação da BR-364, que liga os municípios mineiros de Planura e Frutal.
O termo de homologação informa que a empresa "HWN Engenharia Ltda", apresentou o melhor lance de R$ 37.200.000,0000, com valor negociado a R$ 37.199.173,15.
RISCO DE INTERDIÇÃO
No final de janeiro, um relatório da empresa Concremat Engenharia recomendou a interdição total da ponte Gumercindo Penteado caso o nível do Rio Grande chegue ao seu ponto máximo.
No começo do mês, a coordenadora de planejamento da Defesa Civil de Colômbia, ainda aguardava resposta do órgão sobre a interdição da ponte.
O vice-presidente da Republica, Geraldo Alckmin, determinou ao DNIT a averiguação da ponte. O tema foi debatido durante uma reunião com prefeitos de consórcios de municípios da região. Alckmin ligou para o ministro dos transportes e pediu providencias efetivas para evitar a interdição.
GOVERNADOR
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em uma visita em Barretos, durante a entrega de obras, ao ser questionado na coletiva sobre a situação da ponte Gumercindo Penteado, afirmou que estará tratando com o Governo Federal, a questão das vias que dão acesso à cidade de Barretos e região.
"Vias que saem de Minas Gerais como a BR-364 que passa por Frutal-MG e chega aqui, para que elas possam ser recuperadas em parceria com o Governo Federal. Esse investimento em infraestrutura vai beneficiar muito a região", destacou Tarcísio de Freitas.
Durante a visita do governador em Barretos, vereadores e autoridades de Colômbia também entregaram oficio pedindo ajuda do Governo Estadual para unir forças em busca de uma ação efetiva para o problema.