Nível do Rio Grande sobe mais uma vez e volta a oferecer risco de interdição à ponte

DNIT e Defesa Civil monitoram a situação.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 10/03/2023 às 14:42:26 - Atualizado há
: Nível do Rio Grande sobe mais uma vez e volta a oferecer risco de interdição à ponte.

: Nível do Rio Grande sobe mais uma vez e volta a oferecer risco de interdição à ponte.

O nível do Rio Grande voltou a subir nos últimos dias, provocando novo risco de interdição da ponte que liga Colômbia a Planura. O Departamento Nacional de infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Defesa Civil do município monitoram a situação.

Imagens feitas por moradores na quinta-feira (9) mostram que a água quase chega à cabeceira da ponte. Um vídeo feito por pescadores mostra a dificuldades para baixar embaixo da estrutura com um barco.

A capacidade do reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo chegou a 90%, impactada pelas chuvas. Já a Hidrelétrica de Furnas, apresenta um nível ainda maior, com 97% de volume útil.

Há uma semana, a Defesa Civil concluiu os trabalhos de limpeza de material orgânico sob a ponte Gumercindo Penteado, instalada na BR-364. O acúmulo tinha sido causado pela alta vazão de janeiro.

"A gente efetuou a limpeza e aí livramos toda a estrutura do lixo, mas aumentou-se muito a vazão nos últimos dias. Consequentemente, aumentou-se o nível porque foram fechadas as comportas, os vertedouros da Hidrelétrica de Marimbondo no dia 2 de março. Com isso, a água está muito próxima da ponte, a menos de 30 centímetros", diz a coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas.

Segundo a coordenadora, os vertedouros da Hidrelétrica de Marimbondo foram reabertos na quarta-feira (8), devido ao risco de interdição, uma vez que a ponte está na cota de inundação do projeto do reservatório da hidrelétrica.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)