A cidade de Colômbia está enfrentando um aumento significativo nos casos de dengue. De acordo com o Secretário de Saúde do município, Adileu Storti, Colômbia está classificada em alto risco para a doença, com sinal de alerta. Storti fez um pronunciamento ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal na segunda-feira, 24, para alertar a população sobre a situação.
O secretário destacou que, desde janeiro, já era possível perceber que o município passaria por uma epidemia de dengue e que foram realizados alguns mutirões de limpeza. No entanto, segundo Storti, a situação piorou devido ao período atípico de muita chuva. Ele ainda afirmou que os mutirões são realizados mesmo não sendo de responsabilidade do poder público fazer a limpeza de terrenos e imóveis particulares.
Storti pediu o apoio da população no combate à dengue e solicitou a colaboração para que os agentes de controle de vetores pudessem entrar nas casas dos moradores. Ele ainda destacou que, em alguns casos, a assessoria jurídica da prefeitura está entrando com pedido de liminar judicial para entrar em algumas residências com o apoio da Polícia Militar e fazer a limpeza.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município possui 126 pessoas notificadas para a dengue, sendo que 57 casos já foram confirmados e 23 estão aguardando resultado. Além disso, há pessoas suspeitas de Chikungunya e Zika. Um dos casos de dengue foi classificado como suspeita de dengue hemorrágica.
"Diante desse cenário preocupante, é fundamental que a população colabore com as medidas de prevenção e combate à dengue, como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Também é importante permitir a entrada dos agentes de controle de vetores nas residências para realizar as inspeções e orientações necessárias", pediu o responsável pela pasta.