IBGE apresenta prévia dos dados do Censo 2022 em reunião de acompanhamento em Colômbia

Houve residências que se negaram a responder às perguntas dos recenseadores.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 28/04/2023 às 14:28:48 - Atualizado há
: Deivid Anderson/Portal NC.

: Deivid Anderson/Portal NC.

Na última quinta-feira, dia 27, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a prévia dos dados do Censo 2022 para o município de Colômbia, durante a terceira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo, realizada no prédio da Câmara Municipal da cidade. A primeira reunião ocorreu antes do Censo e a segunda durante o andamento das pesquisas.

De acordo com as informações divulgadas, em 2010 foram coletados dados de 2.313 domicílios em Colômbia. No ano passado, o IBGE apurou dados de 3.167 imóveis. Entretanto, 34 residências se negaram a responder às perguntas dos recenseadores.

O coordenador de Área do IBGE, Júlio César Mora, destacou que acima de 95% das casas apuradas é possível fazer a imputação com dados das pessoas que não colaboraram. Como o município apresentou 98,6% de casas que foram ocupadas com entrevista, as recusas não alteraram na finalização dos dados.

Ainda conforme a divulgação, o município possui 446 imóveis que não tinham morador e 308 casas de uso ocasional. No censo de 2010, o IBGE apurou uma população de 5.994 moradores. Já no ano passado, conseguimos chegar em uma população preliminar de 6.642, conforme já havia sido divulgado pelo portal. Esse número é superior ao número estimado pelo instituto no ano de 2021, quando estimaram que a cidade teria 6.223 habitantes, ou seja, 419 habitantes a mais. No entanto, o número de habitantes ainda pode sofrer alterações, conforme divulgado pelo próprio órgão.

Ainda conforme os dados apresentados, houve um aumento de mais de 10% na população colombiense em 12 anos. Os dados também informaram que a média de moradores por domicílio caiu de 3,3 para 2,76, o que indica que o ritmo de crescimento da população está desacelerando.

Os dados do Censo serão usados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular os contribuintes individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que fiscaliza e entrega os recursos para os municípios. Mesmo com o aumento da população colombiense, Mora destacou que a Colômbia não perderá recursos, já que municípios abaixo de 10 mil habitantes não sofrem mudanças no repasse.

A nossa reportagem tentou contato novamente com o coordenador para obter os dados de moradores da área rural e do povoado de Laranjeiras. Até o fechamento dessa matéria, não houve retorno.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)