Colômbia é classificada como eficiente no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos

O relatório anual, divulgado com base no ano anterior, avalia a eficiência na gestão dos resíduos sólidos em diferentes localidades.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 15/06/2023 às 09:57:31 - Atualizado há

O município de Colômbia foi classificado como eficiente no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) de 2023, obtendo a nota de 8,3793. O relatório anual, divulgado com base no ano anterior, avalia a eficiência na gestão dos resíduos sólidos em diferentes localidades.

Segundo a superintendente do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Colômbia, o relatório reflete a gestão dos resíduos tanto na área urbana quanto na área rural, enviado anualmente pelos municípios ao Governo do Estado de São Paulo.

"A população tem a responsabilidade de descartar corretamente os resíduos domésticos, disponibilizando-os para a prefeitura poder realizar a gestão adequada", explicou a superintendente. Ela enfatizou que o município promove a coleta seletiva, incentivando a separação dos materiais recicláveis, recolhidos pela cooperativa local.

Quanto aos resíduos de limpeza de quintal e construção civil, conhecidos como entulho, eles são colocados em caçambas designadas para essa finalidade. Já os resíduos de farmácias e hospitais, por serem contaminantes, são encaminhados para empresas contratadas pela prefeitura e, posteriormente, destinados à incineração em aterros licenciados.

"A cooperativa do município que faz a coleta seletiva também é responsável pela coleta de materiais de vidro, contribuindo para a reciclagem desses materiais cortantes. Para materiais como óleo e baterias, existem empresas especializadas que realizam a coleta e garantem a destinação adequada", finalizou a superintendente.

A superintendente ressaltou que a gestão eficiente dos resíduos sólidos em Colômbia é resultado da implementação de um plano elaborado conforme a legislação de saneamento. Segundo a superintendente, o município possui um aterro sanitário licenciado até o ano de 2026, contribuindo para a adequada destinação dos resíduos.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)