No próximo domingo, dia 1° de outubro, das 8h às 17h, os eleitores da cidade de Colômbia irão às urnas eleger os 5 novos conselheiros tutelares, que assumirão um mandato de quatro anos. O voto é sigiloso e facultativo, mas para participar, o eleitor deve comparecer ao local de votação portando o título de eleitor e um documento oficial de identificação. Somente os eleitores em situação regular no dia 1° de julho estão aptos a votar.
Dez candidatos estão na disputa pelo cargo, que oferece um salário mensal de R$2.500, e os cinco mais votados serão eleitos, enquanto os outros cinco ficarão como suplentes.
Este ano, as eleições contarão com o apoio da Justiça Eleitoral em todo o Brasil, garantindo maior transparência. Em Colômbia, 11 urnas eletrônicas serão disponibilizadas e instaladas na Escola Municipal "Santa do Prado Maximiano", conforme anunciou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Colômbia, Álvaro Alves da Silva.
Os candidatos concorrendo ao pleito deste ano para o quadriênio 2024/2027 são:
- Roberta Shimomura (número 88)
- Jhennyfer Rodrigues (número 77)
- Gustavo Felipe (número 60)
- Maria do Carmo (número 30)
- Simoni Castro (número 28)
- Silvana Freitas (número 24)
- Alessandra Rezende (número 20)
- Angelica Reis (número 18)
- Maria Tereza (número 15)
- Renata Silva (número 12)
Para facilitar o acesso dos eleitores, a prefeitura informou que disponibilizará ônibus saindo da Praça de Laranjeiras às 9h e às 13h, além de um ônibus às 9h para os moradores do assentamento Luiz Gustavo Henrique.
Os eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024, conforme estabelece a legislação vigente.