A Prefeitura de Planura protocolou uma representação contra as empresas prestadoras de serviços Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG e Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA. A informação foi divulgada pelo prefeito Antônio Luiz Botelho (Tuniquim Botelho) por meio das redes sociais da prefeitura.
"Informamos que, diante da falta de responsabilidade da CEMIG e da COPASA com os munícipes, medidas adicionais foram tomadas para solucionar os problemas enfrentados. Estamos empenhados em garantir o fornecimento de energia e água de qualidade à população, buscando alternativas que minimizem os transtornos causados", diz a postagem.
A publicação é acompanhada de um vídeo no qual o prefeito destaca que ingressou com uma representação no Ministério Público solicitando providências.
"O município de Planura entrou com uma representação contra CEMIG e COPASA, a CEMIG por desligamento constante em nossa energia, causando prejuízos a cada família, com esse liga e desliga da nossa energia, e contra a Copasa, em razão da constante falta de água", disse o prefeito.
Em julho, o representante da CEMIG, Hudson Elvis Ferreira, esclareceu ao prefeito e aos vereadores, em um vídeo também divulgado nas redes sociais, que os problemas estavam relacionados a ajustes na nova subestação e que seriam solucionados.
"Recebemos as reclamações do prefeito e dos vereadores sobre as oscilações de energia aqui no município de Planura. Já verificamos e confirmamos que esse problema é no nosso sistema elétrico, devido às adaptações na nova subestação que precisamos realizar. Efetuamos algumas transferências de carga, e os religadores atuaram durante esses horários de pico, o que já foi resolvido. No menor prazo possível, vamos restaurar a configuração da nova subestação, e esses problemas serão solucionados", declarou Hudson Elvis no vídeo publicado em 18 de julho pela prefeitura.