Na tarde da última sexta-feira (02), um adolescente de 17 anos, residente em Planura, veio a óbito após engasgar-se com um pastel em Barretos. Conforme o registro de morte suspeita na Seccional de Polícia Civil de Barretos, o jovem era autista, não verbal, e apresentava um déficit cognitivo grave. O relato da ocorrĂȘncia foi feito por um homem de 47 anos, responsĂĄvel pela guarda do adolescente desde 2010, que mencionou que o comportamento do jovem estava recentemente mais agressivo.
Segundo o tutor, a família estava em Barretos para adquirir óculos, e o adolescente encontrava-se bem e tranquilo. Na delegacia, o responsĂĄvel explicou que comprou um pastel para cada um, e o jovem o estava consumindo em pedaços pequenos, como era habitual.
Enquanto estavam em uma ótica, o homem ouviu a esposa buzinando no carro e correu para verificar o ocorrido. Ao chegar ao local, deparou-se com o adolescente engasgado, e com a ajuda de outras pessoas, tentou realizar procedimentos que pudessem desengasgar o menino, porém não conseguiu.
Uma equipe de resgate foi acionada e tentou procedimentos para remover restos de alimentos da cavidade oral do jovem. Apesar dos esforços, o adolescente foi encaminhado à Santa Casa de Barretos, onde, infelizmente, não resistiu e faleceu.
Além do registro da ocorrĂȘncia, a polícia solicitou a realização de exame necroscópico no Instituto Médico Legal (IML) de Barretos para fins de investigação.