Na manhã desta segunda-feira, 19, a PolĂcia Militar deteve dois homens por porte ilegal de arma de fogo em uma fazenda às margens da BR-364, localizada em Planura.
As detenções ocorreram durante duas ocorrĂȘncias distintas, ambas registradas no mesmo local pelos policiais, sargento MĂĄrio Sérgio e soldado Oliveira.
A PM foi acionada por um homem que relatou um litĂgio judicial envolvendo um terreno próximo ao Rio Grande. O conflito referia-se à remoção de um rancho registrado em nome de outro indivĂduo. O denunciante apresentou uma notificação extrajudicial contra esse homem, informando que ele acampava no local com outras pessoas e que havia ouvido disparos de arma de fogo ao se aproximar.
Ao chegar à fazenda, a polĂcia encontrou o indivĂduo mencionado juntamente com outro homem e uma mulher em barracas. O acusado afirmou possuir direitos sobre as terras em questão, alegando uma disputa judicial em curso.
Durante a revista na barraca do primeiro homem, a polĂcia localizou uma pistola Taurus calibre 9x19mm, além de munições. Embora o acusado tenha apresentado documentos da arma, não possuĂa a guia de trĂĄfego necessĂĄria para o transporte, resultando em sua detenção por porte ilegal de arma de fogo e munição de uso restrito.
Ao realizar a busca no segundo indivĂduo, os policiais encontraram uma carabina/fuzil e munições. Apesar do abordado alegar ter documentação legal, a guia de trĂĄfego especial apresentada não estava em conformidade. Essa segunda ocorrĂȘncia foi registrada separadamente como porte ilegal de arma de fogo e munição de uso permitido.
Ambos os casos foram devidamente registrados e apresentados na Delegacia de PolĂcia Civil.