Colômbia adere a programa de teleatendimento do Governo de SP para os ESFs

Modelo de TeleAPS permite atendimento remoto a pacientes de UBSs e dos programas Estratégia de Saúde da Família dos municípios paulistas, com monitoramento do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital.

Por Portal Notícias Colômbia SP em 28/08/2024 às 19:28:42 - Atualizado há

Colômbia foi um dos primeiros municípios da região de Barretos, junto com Monte Azul Paulista, a aderir ao Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital). Esta iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, promove o modelo de TeleAPS (Tele Atenção Primária em Saúde). O programa permite o atendimento multiprofissional remoto a pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos programas Estratégia de Saúde da Família dos municípios paulistas, oferecendo teleconsultas, agendamentos online de exames e capacitação para profissionais da atenção básica.

Até agora, 30 municípios paulistas aderiram ao programa, incluindo Iacanga, Vargem Grande Paulista, Ibirá, Ipiguá, Roseira, Alfredo Marcondes, Colômbia, Borborema, Guará, Santa Rosa de Viterbo, Cajamar, Piraju, Euclides da Cunha Paulista, Santa Branca, Ubarana, Iepê, Santa Cruz do Rio Pardo, Conchas, Tabatinga, Monte Azul Paulista, Jarinu, Atibaia, Conchal, Cordeirópolis, Penápolis, Casa Branca, Peruíbe, Iguape, Registro e Itapeva.

Os teleatendimentos são geridos e monitorados pelo Centro Líder de Inovação em Saúde Digital do Estado, localizado na capital paulista, que foi inaugurado no dia 19 de agosto pelo Governador Tarcísio de Freitas. Até a primeira semana de agosto, o programa PD&I Saúde Digital já realizou cerca de 8 mil teleatendimentos, com uma taxa de resolutividade de 82%. Isso significa que a maioria das consultas foi resolvida sem a necessidade de encaminhamento para especialistas, solucionando as queixas dos pacientes. Além disso, foi registrada uma taxa de absenteísmo menor que a média histórica desses serviços.

Por exemplo, em Santa Cruz do Rio Pardo, foram realizados 280 teleatendimentos até julho na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurentino Pessunto-Frei Chico. No modelo TeleAPS, o paciente procura uma UBS, com ou sem agendamento, e, após triagem, é encaminhado para uma sala de teleatendimento, onde é atendido por um profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade, ligado ao HCFMUSP. Após a consulta, o profissional da UBS orienta o paciente sobre os próximos atendimentos, medicamentos e entrega de documentos, caso necessário.

A expectativa é expandir gradualmente o modelo para os 645 municípios paulistas.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)