Começa, a partir de sexta-feira (1º), o período de defeso da piracema, ciclo de restrição à pesca de espécies nativas para preservar a reprodução natural dos peixes. A ação vale até 28 de fevereiro de 2025.
O período visa garantir um tempo de desova e reprodução tranquilo para os espécimes, contribuindo para o aumento das populações nos rios. Em nota, o 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, responsável pela fiscalização no município de Colômbia, informou que intensificará o policiamento de repressão a crimes cometidos contra a fauna ictiológica na região.
"Nosso esforço é evitar que práticas ilegais prejudiquem a reprodução das espécies e garantir um futuro sustentável para a biodiversidade da região", declarou o comandante do 4º BPAmb.
Não entram na restrição peixes considerados exóticos. O transporte e a comercialização também são fiscalizados no período.
Quanto ao estoque, a polícia informou que os pescadores profissionais e estabelecimentos que possuem estoques de peixes nativos devem declará-los, identificando a quantidade de cada espécie, até o 2º dia útil de novembro (03/11).