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Ponte

Ministério de Minas e Energia aprova estudo para construção de nova ponte entre Colômbia e Planura

Medida visa solucionar restrições operacionais do reservatório da Usina de Marimbondo, permitindo maior capacidade hídrica.


O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a aprovação de um estudo para o alteamento ou construção de uma nova ponte sobre o rio Grande, na BR-364, substituindo a ponte "Gumercindo Penteado", que conecta Colômbia-SP a Planura-MG. A medida está relacionada às restrições operacionais do reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo.

O contrato para a execução do projeto foi assinado em novembro de 2024, no valor de R$ 3.032.842,96, e o início das atividades está previsto para dezembro. A Eletrobras é responsável pelo desenvolvimento dos estudos e detalhamentos necessários para a execução do empreendimento.

A ponte atual limita a operação do reservatório ao exigir que o nível da água seja mantido 50 cm abaixo da cota inferior do tabuleiro, comprometendo a capacidade máxima do reservatório. Durante períodos chuvosos, como em 2023, o aprisionamento de plantas aquáticas no tabuleiro intensificou essas restrições.

O alteamento ou a construção de uma nova ponte permitirá um aumento de até 1.155 hm³ no volume útil do reservatório, equivalente à cerca de 22% de sua capacidade. A ação está inserida no Plano de Recuperação de Reservatórios (PRR), coordenado pelo MME, com foco na segurança hídrica e energética do país.

"Guardei informações por seis meses, rezando para dar certo, e hoje recebemos a grande notícia que pode alavancar nossa região. Estou feliz e realizada, pois venho lutando há dez anos pela construção de uma nova ponte ou alteamento da atual, Gumercindo Penteado, já que ela está comprometida por estar na cota de inundação do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. Em todo período chuvoso e de cheias, ficamos preocupados, com medo de que essa estrutura não resista ao peso da água", destacou a coordenadora da Defesa Civil, Maria Inácia Macedo Freitas.

A ponte de 600 metros de comprimento pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), uma autarquia vinculada ao Ministério da Infraestrutura do Governo Federal, com unidade em Prata-MG. A estrutura passou por diversas reformas, incluindo a substituição das juntas de dilatação em abril deste ano.

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