Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ponte

DNIT realiza vistoria na ponte entre Planura e Colômbia para avaliar condição estrutural

Engenheiro e autoridades acompanham inspeção para determinar necessidades de manutenção e segurança.


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, na manhã desta segunda-feira (6), uma vistoria na ponte "Gumercindo Penteado", localizada sobre o Rio Grande, que liga Planura (MG) a Colômbia (SP). A inspeção foi conduzida por um engenheiro da empresa Concremat Engenharia, contratada pelo DNIT, responsável por elaborar um laudo técnico sobre as condições estruturais da ponte.

Acompanhando a vistoria, estiveram presentes integrantes da Defesa Civil de Minas Gerais, como o subtenente Lino Júnior, agente regional da 5ª REDEC; Fernando Pantaleão da Silva, coordenador da Defesa Civil de Planura; Farley Maciel Brito, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Planura; e Maria Inácia Macedo Freitas, coordenadora da Defesa Civil de Colômbia.

A ponte, com 630 metros de extensão, pertence à unidade da Superintendência do DNIT de Prata (MG) e conecta a BR-364/MG à Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326). Segundo Maria Inácia, a vistoria teve como objetivo avaliar se há necessidade de reparos para garantir a segurança dos usuários e identificar eventuais demandas de manutenção.

A coordenadora explicou que o nível do Rio Grande é monitorado constantemente e precisa se manter abaixo de meio metro do talude. Mesmo com as chuvas recentes, o nível atual está dois metros abaixo da estrutura. Além disso, foram feitas notificações à Eletrobras para serem realizadas limpezas das plantas aquáticas que descem o rio, a fim de evitar que pressionem a estrutura da ponte.

Corpo de Bombeiros

Em dezembro, o Corpo de Bombeiros de Frutal também realizou uma avaliação preventiva na ponte. A ação foi acompanhada por Farley Maciel Brito, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Planura; pela Defesa Civil de Planura; e pelo secretário de Infraestrutura, Assuntos Urbanos e Planejamento de Planura, Vítor André Nogueira de Menezes Santos.

Conforme o subtenente Ricardo Lopes, do Corpo de Bombeiros de Frutal, a vistoria contou com o apoio da Defesa Civil, pois a análise estrutural requeria um profissional habilitado em engenharia. O subtenente destacou também que os bombeiros não têm competência para avaliar questões estruturais.

Farley Maciel Brito relatou que a vistoria realizada em dezembro pelo Corpo de Bombeiros de Frutal ocorreu após uma ordem de Belo Horizonte. Segundo ele, "Foi um pedido do Corpo de Bombeiros, que acionou a nós e a Defesa Civil do município de Planura para acompanhar, em razão de uma ordem de Belo Horizonte, essa vistoria, com o objetivo de avaliar as condições de tráfego e segurança da estrutura."

Estudos

Recentemente, o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a aprovação de um estudo para alteamento ou construção de uma nova ponte, devido às restrições operacionais do reservatório da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. O contrato, assinado em novembro de 2024, tem valor de R$ 3.032.842,96, com início das atividades previsto para dezembro. A Eletrobras será responsável pelo desenvolvimento dos estudos necessários.

A ponte atual limita a operação do reservatório, exigindo que o nível da água seja mantido 50 cm abaixo da cota inferior do tabuleiro, impactando a capacidade máxima do reservatório.

Em abril do ano passado, a estrutura passou por obras de substituição das juntas de dilatação como parte de medidas de manutenção preventiva.

Conforme o site do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, atualmente o reservatório de Marimbondo, com informações atualizadas no dia 6 de janeiro, está com 79,67% de volume útil.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!