O prefeito reeleito de Colômbia, Júlio César dos Santos, o Tuta, encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê reajuste salarial para os servidores da Prefeitura. A proposta, apresentada nos primeiros dias de seu novo mandato, deverá passar pela votação dos vereadores, que assumiram no dia 1º de janeiro.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito explicou os detalhes do aumento, destacando que o reajuste real foi planejado acima da inflação, que, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2024 em 4,71%. Apesar de inicialmente desejar conceder um aumento ainda maior, Tuta anunciou que o reajuste geral será de 6,27%, válido já a partir de janeiro.
Foi concedido um aumento diferenciado para os servidores que recebem na faixa 1, com salários de R$ 1.412. O valor foi elevado em 8%, passando a ser R$ 1.528. O prefeito também mencionou que, para este ano de 2025, os encargos do INSS aumentaram de 8% para 12%, o que impactou a capacidade da administração de oferecer reajustes ainda mais amplos.
A proposta será discutida e votada pela Câmara Municipal em uma reunião extraordinária, e a expectativa é que o reajuste entre em vigor assim que aprovado. "Ressaltamos que o aumento busca reconhecer o trabalho dos servidores e contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população, respeitando os limites financeiros da Prefeitura", disse.
O projeto de reajuste salarial é uma das primeiras ações da gestão em seu segundo mandato. "Nosso mandato continuará sendo marcado pelo compromisso de valorizar os servidores públicos e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio das contas municipais", finalizou.