A presença de um Ouriço-Cacheiro próximo a Av.Acre se torna cada vez mais frequente. O animal, também conhecido como "Luiz Cacheiro", foi capturado, após a moradora constatar a presença dele em cima de uma arvore, situada em frente de sua residência.
O Ouriço foi encaminhado para a Polícia Militar Meio Ambiente, que fará a soltura do animal em reserva ambiental da região.
Segundo populares a presença desse nobre animal não é de se estranhar pois neste mesmo mês esse é o terceiro encontrado nas arvores aqui próximo da Avenida, os munícipe conversou com a Bióloga do Município e a mesma aconselhou a deixar o animal pois assim no período da noite ele voltaria para seu habita-te normalmente.
OURIÇO-CACHEIRO
O Coendou villosus, vulgarmente chamado de ouriço-cachoeiro, ouriço-cacheiro, Luiz-cacheiro, é encontrado em florestas tropicais na Venezuela, nas Guianas, no Brasil e na Bolívia. Pode ser encontrado na cidade devido a invasão do homem em seu ambiente natural, destruição das árvores típicas do seu habitat e queimadas.
É uma espécie de roedor arborícola, de cerca de 1 kg, de hábitos noturnos, que possui comportamento lento e discreto, sendo de difícil observação. Os espinhos já se encontram em seu corpo quando nascem, porém ainda não rígidos, endurecendo com o suceder dos anos, garantindo uma ótima proteção contra os predadores, como as raposas.
O ouriço é inofensivo, nunca ataca e nem foge, apenas se defende eriçando seus espinhos, que ao contrario do que pensam não são lançados no inimigo, mas apenas se desprendem com o contato. A ponta do espinho como um arpão possui escamas voltadas para a base do espinho, que ao penetrar na pele tende a se aprofundar e torna difícil sua extração.