Pesca Predatória no Rio Grande acontece diariamente ao lado da barragem da Usina Porto Colômbia

Por Portal Notícias Colômbia SP em 12/11/2016 às 23:49:00 - Atualizado há

A Pesca Predatória continua sendo um grave problema ambiental no Rio Grande, um dos principais rios de nossa região. Mesmo com o período de piracema, e com a subida dos peixes para o Rio Pardo e desova no Rio Mogi, os peixes estão sendo predados próximo a barragem de Porto Colômbia, o que pode eliminar de vez espécies de peixes nativas da região, que são pescados em grande quantidade diariamente. 

A bióloga Maria Inácia Macedo Freitas, recebeu fotos e vídeos feitos pelos funcionários da Usina Porto Colômbia e decidiu divulgar na imprensa para que o problema seja resolvido pelas autoridades estaduais e federais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. “Os funcionários estão cansados de fotografar e filmar diariamente a ação dos pescadores, que ocorre diariamente por volta das 17h às 18h. Os funcionários estão preocupados porque o limite da área de segurança é de 1.500 metros que vem sendo ultrapassada diariamente pelos pescadores”, afirmou Maria Inácia. 

Nesta área do Rio Grande, se encontram as grandes matrizes dos peixes nativos do Rio Grande, e as espécies estão sendo alvo de tarrafas, pesca com arpão e com a retirada diária de 400 a 500 quilos de peixes diariamente do local. “Eu não sei porque as autoridades não entendem que isso é uma prioridade, porque são espécies de peixes que se encontram na lista de extinção”, explicou. 

Para Maria Inácia, nós estamos buscando um apelo das autoridades,  Rio Grande é um mar de água é um rio federal e cabe a fiscalização somente a Polícia Ambiental que não tem condições em fazer esse trabalho de forma isolada. “Um policiamento efetivo seria importante para coibir a ação destes pescadores. Existe um posto policial próximo a barragem, mas a muitos anos não existe policial no local”, finalizou.

Comunicar erro
OdontoCompany (Destaque 2)

Comentários

Institucional Portal NC (Destaque 3)