Desde o mês de agosto do ano passado, quem liga para o 190 da Polícia Militar de Colômbia, tem a chamada atendida por operadores do COPOM (Comando de Policiamento) de Ribeirão Preto. Assim também acontece com usuários de outras cidades da nossa região.
A mudança no sistema cumpre determinações do Governo Estadual de centralizar o atendimento 190 nas sedes dos CPI (Comando de Policiamento do Interior), transformando-o em um call center, tendo sido implantada em todo o Estado de São Paulo.
De acordo com o Comandante do 1ª Grupamento da PM local, Sargento Ferreira, a tendência do tempo-resposta aos atendimentos é a da diminuição, de forma que a viatura chegue o mais breve possível ao local solicitado.
“O cidadão ao utilizar o telefone de emergência 190, tem a solicitação cadastrada e imediatamente o atendente envia online a solicitação ao Despachador, que determina o deslocamento da viatura ao local da ocorrência. No nosso caso, se o 190 de Ribeirão Preto estiver com todas as cabines ocupadas, o próprio sistema remaneja a solicitação para outra central que esteja com atendentes disponíveis”, explicou nosso sargento.
A mudança estabelece que, para um atendimento mais rápido, a pessoa que faz uso do telefone de emergência “190” deve informar a cidade e o endereço em que esteja ocorrendo a emergência, bem como narrar o que está se passando com o máximo de informações possíveis.
Entende o Comando da Polícia Militar do Estado que, com essa nova dinâmica de atendimento, o serviço de emergência da PM será melhor controlado, o que proporcionará uma melhor qualidade no atendimento aos chamados e uma diminuição do tempo de espera pela viatura da Polícia Militar.
Segundo o Cabo Marcelino integrante do Grupamento de Colômbia, o uso do 190 através do COPOM não trará qualquer prejuízo ao atendimento de emergência, mas, pelo contrário, tornará o sistema mais eficiente ao onerar menor efetivo com a manutenção da transmissão dos dados às viaturas no mesmo instante em que são coletados.
Destaca ainda que com essa medida, o efetivo atualmente empregado no atendimento “190” nesses locais será disponibilizado para emprego na atividade operacional, aumentando o número de policiais militares nas ruas.
Além disso, o novo sistema de atendimento irá proporcionar a diminuição dos congestionamentos do telefone “190”, pois com a centralização será empregado um maior número de atendentes do telefone de emergência “190”.
Polícia Militar implanta sistema de atendimento 190 regionalizado
A transferência das ligações dos dezenove municípios abrangidos pela área do 33º Batalhão da Polícia Militar do Interior para o COPOM regional de Ribeirão já esta em funcionamento ha algum tempo.
A medida, que abrange todo o Estado de São Paulo, tem por finalidade aperfeiçoar o serviço da Polícia Militar, disponibilizar mais policiais para o rádio patrulhamento e aumentar a sensação de segurança por parte da população.
O município de Colômbia já está operando o sistema. Cabe esclarecer que quando o cidadão colombiense acionar o telefone “190” terá o seu atendimento feito por um policial militar do Centro de Operações da Polícia Militar em Ribeirão Preto.
Por se tratar de um atendimento “Online”, o policial militar atendente que receberá as informações do cidadão pelo telefone 190 em Ribeirão Preto, transmitirá de imediato, via internet, todos os dados ao policial militar despachador de viaturas, o qual informará via rádio todos os dados diretamente à viatura policial, para que esta proceda ao atendimento imediato do solicitado.
O atendimento nos municípios já regionalizados tem se mostrado bastante eficiente, uma vez que o sistema gera redução no tempo de espera para atendimento das ocorrências.
O sistema também permite aumentar o potencial de prevenção, já que os policiais que se encontravam destacados para atender as ligações 190 nestes municípios estão sendo remanejados para a atividade de patrulhamento ostensivo. As pessoas só precisam se acostumar a passar a informação detalhadamente, indicando todos os dados corretos.