As chuvas que estão caindo na região neste início de ano elevaram consideravelmente o nível das águas dos rios Pardo e Mogi, contribuindo para a elevação em 80% do reservatório de Marimbondo. “O Mogi desagua no Rio Pardo e em contrapartida abastece o Rio Grande”, afirmou a bióloga de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas.
Com relação ao Rio Grande, segundo Maria Inácia, o nível está baixo na cabeceira, porque não está chovendo na região de Furnas, em Minas Gerais.
Com relação à piracema, a bióloga explicou que os peixes sobem o Rio Grande, passando pelo Rio Pardo e vão até o Mogi Guaçu para fazer a desova. “Apesar do período da piracema, estamos tendo muitas notícias de arrastão de peixes, uso de arpão, uso de redes e pesca predatória, o que prejudica a subida dos peixes para a desova”, explicou a especialista.
As providencias estão sendo tomadas, pela equipe da Policia Ambiental da cidade de Barretos e Planura, mais é praticamente impossível combater a pesca ilegal. Vários materiais já foram apreendidos, mesmo assim a pratica da pesca com arpão na ponta da barragem continua diariamente. Vários indivíduos já foram flagrados pelos funcionários de furnas durante a piracema, todos cientes da ilegalidade do ato praticado.