A Polícia Militar de Colômbia, assim como em todas as cidades pertencentes ao Comando de Policiamento do Interior da região de Barretos, passa a realizar audiências públicas para divulgar balanços trimestrais dos índices de criminalidade em cada município. “É uma espécie de prestação de contas à sociedade”, explica o comandante da Polícia Militar de Colômbia, sargento Luiz Ferreira.
Realizada na última quarta-feira (22/02), na Escola Municipal “Santa do Prado Maximiano”, a audiência pública da Polícia Militar presidida pelo Capitão PM Zoppellari e 1° Tenente PM Biali sobre a segurança em Colômbia, essa é a quarta de uma série, que deve, segundo o Comando da PM no município, aproximar mais a sociedade da corporação. Os motivos são os mais diversos. Da busca pela efetiva inclusão da sociedade nas discussões a respeito do tema até uma compreensão maior por parte da corporação sobre aspectos do cotidiano da sociedade.
“A população aumentou nesse ultimo ano. E os nossos cuidados com relação a segurança dobraram também.” destaca o sargento.
Apesar de um número reduzido de pessoas, o evento foi produtivo e contou com a presença de autoridades militares, e autoridades do poder legislativo.
“Podemos ver e contar nos dedos quem realmente participa das reuniões aqui realizadas, a preocupação com a segurança do município, aqui em Colômbia é mínima. De aproximadamente 6 mil Habitantes, aproximadamente 10 participou da reunião. Reunião essa que não deixa de ser importante, e deveria sim ter um numero maior de participantes” destaca um dos participantes.
Ainda segundo o sargento, por estarmos na divisa existe uma tendência natural de migração dos criminosos de um município para o outro. Aumentando assim os índices criminais do município.
“Esse tipo de evento que é realizado de três em três meses, o objetivo sem duvidas são sim estreitar os laços com a comunidade, buscar soluções dialogadas sobre problemas que a população anseia, mapear e conhecer pontos críticos e sensíveis da segurança pública e promover essa cultura de segurança no munícipe Colômbia” disse o sargento em entrevista com nossa equipe.
Membros dos vizinhos solidário do mutirão, puderam compartilhar as melhorias da segurança no bairro após o projeto estar em vigor. Hoje nosso bairro é outro afirma Júlio.
Estiveram presentes na audiência alguns Vereadores do município, como: Daniel Pimenta (Dá Pimenta) e Júlio Cezar (Tuta).