Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Região

Reativação da linha férrea é assunto no 3º Fórum de Logística em Bebedouro

Lideranças políticas, empresariais e do agronegócio participam de encontro.


DESENVOLVIMENTO: Fórum debateu importância da reativação da malha ferroviária para a região - Foto: Tininho Júnior

O 3º Fórum de Logística de Bebedouro reuniu prefeitos, deputados, vereadores, empresários e produtores rurais na última quinta-feira (31), no Sindicato Rural. O evento foi resultado de parceria entre o Governo do Estado e a Rumo Logística, com o tema: “Impactos da Renovação da Malha Paulista e a Reativação do Ramal Ferroviária”. O secretário chefe da Casa Civil do governo paulista, Samuel Moreira, e os deputados estaduais Reinaldo Alguz e Itamar Borges foram alguns dos presentes. O prefeito barretense Guilherme Ávila, os secretários André Peroni, Fernando Carvalho e Adriano Santos, o vereador Paulo Correa e o jornalista Monteiro Neto também compareceram. O diretor do Grupo Tereos-Guarani, Jacyr Costa Filho, destacou a importância da reativação da linha férrea, citando que a logística é atualmente um dos grandes entraves na região. “É uma opção importante para escoar a produção, principalmente porque temos perto da região de Barretos um volume grande produção e a ferrovia será solução importante”, afirmou.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, destacou a localização estratégica, o potencial econômico e o agronegócio como pontos positivos para se retomar o transporte por linha férrea, no trecho de 185 km entre Pradópolis – Bebedouro – Colômbia. “O fórum serve para consolidar a nossa região que tem uma cadeia produtiva importante para o transporte ferroviário. Estamos demonstrando para a Rumo, que é a concessionária da malha ferroviária paulista, que a nossa região tem carga principalmente para levar ao porto de Santos”, afirmou. O secretário chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, destacou a importância de reativação de trechos da malha ferroviária, citando a força do agronegócio. “O ramal aqui é altamente lucrativo e viável, sendo muito importante para o crescimento econômico da região”, afirmou, citando o apoio do governo paulista para a reativação deste tipo de transporte.

O plano de reativação do ramal e renovação da concessão foram apresentados por Guilherme Penin, diretor da Rumo. O potencial comercial do ramal foi apresentado pelo deputado estadual Reinaldo Alguz e por Bruno Vince, da área de negócios da Rumo. A empresa tem planos de investir R$ 5 bilhões, aumentando sua capacidade da linha tronco de 30 milhões de toneladas/ano para 75 milhões de toneladas/ano.

 

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!