A Polícia Ambiental vem realizando operações diárias nos rios da região de Barretos. O trabalho está andamento desde o dia 1º e a operação vai até o dia 28 de fevereiro.
Segundo informações obtidas junto ao Pelotão da Polícia Ambiental, que está sendo comandado interinamente pelo tenente Robson Alessandro Barbosa, até o momento nenhuma infração foi constatada pelas equipes nas operações diárias realizadas nos rios da região de Barretos. Contudo, as equipes estão indo diariamente realizar trabalho em in loco nos rios.
A pesca no Rio Grande, em Colômbia, é permitida da ponte Gumercindo Penteado para baixo, desde que sejam fisgados peixes exóticos e que a pesca seja realizada no barranco.
Neste período, os peixes costumam formar cardumes, migrando para as cabeceiras dos rios para a reprodução, por isso, a pesca é limitada. Em caso de descumprimento, a Polícia Ambiental aplicará multas a partir de R$ 700. Na piracema do ano passado, foram registrados 4 autos de infração ambiental, apreensão de redes, molinetes e varas.
A Polícia Militar Ambiental fiscalizará os estoques de peixes in natura - resfriados ou congelados - provenientes de águas continentais e armazenados por pescadores profissionais ou existentes nas colônias e associações de pescadores, frigoríficos, peixarias, entre outros estabelecimentos.