A Justiça Eleitoral do Estado São Paulo realiza Mutirão da Biometria nos sábados dias 9 e 16 de dezembro.
O cartório está registrando grande movimento. A iniciativa tem objetivo de incentivar os eleitores a realizarem o cadastramento biométrico. Quem ainda não realizou o procedimento poderá aproveitar a oportunidade e comparecer ao cartório eleitoral das 9 às 18 horas.
O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. O eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente em seu nome e título eleitoral, se tiver. O cartório eleitoral em Barretos fica na Avenida 15 entre ruas 18 e 20.
O Cartório atende o município de Barretos e Colômbia.
MULTA
A informação divulgada de que o eleitor que não fizer a biometria pagará multa de R$ 150,00 e terá sanções como cancelamento de CPF, CNH e RG é falsa. boato circulou em redes sociais e grupos de WhatsApp alertando que a medida foi estabelecida pelo Governo Federal.
A chefe do cartório Alessandra Tamarozzi esclareceu que nos municípios da 21° Zona Eleitoral não existe prazo estipulado para o final do cadastramento. “A questão da multa é falsa, a biometria é feita sem custos e o eleitor não sofrerá nenhum prejuízo como bloqueio de documentos”, disse.
Segundo ela, as informações desencontradas e mentirosas só serviram para gerar pânico na população. E que a Justiça Eleitoral é um órgão do Judiciário e não tem relação com o Governo Federal.
“São esferas diferentes que não interferem uma na outra, o cadastramento biométrico é feito para melhorar a segurança da votação e não tem nada a ver com programas federais”, esclareceu.
O rumor levou ao aumento de movimento no cartório eleitoral. A falsa notícia também gerou dúvida em eleitores que já fizeram a biometria. “Essa informação espalhou muito rápido, na medida do possível atendemos a população que compareceu, mas aconselho a agendarem horário pela internet ou virem até o cartório pegar sua senha”, recomendou.
“O título que estiver escrito identificação biométrica não tem necessidade de fazer novamente”, acrescentou. O cartório eleitoral funcionará até 19 de dezembro com atendimento normal e retorna após o recesso em janeiro.